segunda-feira, 5 de julho de 2010


























“A arte não precisa se resumir a imitar a natureza.” Kandinsky

Às vezes, é difícil estabelecer o começo, o instante em que o vento mudou de direção. Mas o design tem certidão de nascimento, com data e local: Weimar, Alemanha, em 21 de março de 1919. Ali, surgia a Bauhaus, a escola mais livre do século XX. E ao mesmo tempo, a escola mais perseguida da época, tendo em vista o medo que a liberdade provoca nos governos autoritários.

Pensavam em construir habitações em massa e de baixo custo. E tinha que ser em um curto espaço de tempo. Obra com eficiência e acessível a toda a população. O conceito estabelecido é a funcionalidade. Era um basta aos excessos, aos exageros e a tudo que tornava um objeto inacessível as grandes massas.

Um ícone do século.

O desejo era exercitar integralmente os sentidos de cada indivíduo. Assim, uma nova profissão surge das mãos e das mentes criativas de seus professores: o Design.

INSPIRAÇÃO: BAUHAUS

CLIENTE: empresa de guaritas em ambientes escolares.

PROPOSTA: vocês receberam uma guarita que estava no lixo da escola. Decora-la, usando as cores azul, vermelho e amarelo. O público é, na maioria, composto por jovens. A guarita deve provocar a criatividade e a curiosidade dos jovens.

Disciplina de História da Arte, Prof. Sonia com a colaboração das Professoras Iula e Adriana.

Nenhum comentário: