segunda-feira, 30 de novembro de 2009



Mulheres de Atenas
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque
Mirem-se no exemploDaquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridosOrgulho e raça de Atenas
Quando amadas se perfumamSe banham com leite, se arrumamSuas melenasQuando fustigadas não choramSe ajoelham, pedem imploramMais duras penas, cadenas
Mirem-se no exemploDaquelas mulheres de AtenasSofrem pros seus maridosPoder e força de Atenas
Quando eles embarcam soldadosElas tecem longos bordadosMil quarentenasE quando eles voltam, sedentosQuerem arrancar, violentosCarícias plenas, obscenas
Mirem-se no exemploDaquelas mulheres de AtenasDespem-se pros maridosBravos guerreiros de Atenas
Quando eles se entopem de vinho

Costumam buscar um carinhoDe outras falenasMas no fim da noite, aos pedaçosQuase sempre voltam pros braçosDe suas pequenas, Helenas
Mirem-se no exemploDaquelas mulheres de AtenasGeram pros seus maridosOs novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontadeNem defeito, nem qualidadeTêm medo apenasNão tem sonhos, só tem presságiosO seu homem, mares, naufrágiosLindas sirenas, morenas
Mirem-se no exemploDaquelas mulheres de AtenasTemem por seus maridosHeróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadasE as gestantes abandonadas, não fazem cenasVestem-se de negro, se encolhemSe conformam e se recolhemAs suas novenasSerenas
Mirem-se no exemploDaquelas mulheres de AtenasSecam por seus maridosOrgulho e raça de Atenas


No século XX, o cigarro foi símbolo de status, de charme e de glamour. Homens e mulheres usavam o cigarro para chamar a atenção, para obter mais privilégios ou, até para serem aceitos no grupo social.
Durante o mesmo século, todas as propagandas que indicavam sucesso, vinham sempre associadas ao uso do cigarro e do álcool. O fumante era considerado uma pessoa moderna. Não se discutiam as conseqüências sobre a saúde das pessoas.
Na entrada do século XXI, a visão mundial sobre o tema mudou. Os governos viram que os gastos na saúde eram muito grandes . E, começou a correr o mundo uma nova política, onde a saúde passou a ser o centro das preocupações. E com isso, o questionamento atingiu também o direito dos não-fumantes de não precisarem compartilhar o mesmo espaço físico. Dividiram-se ambientes nos bares e restaurantes até proibiu-se o uso em teatros e cinemas. Agora, isso não é mais suficiente.
A nova legislação não trabalha mais com divisões de ambientes. A lei determina que os fumantes só fumar em lugares abertos.
Países como o Japão, por exemplo, já não aceitam mais nem isso. Os fumantes japoneses só podem fumar em containers destinados para isso.
Na Califórnia, nos EUA, tem uma cidade o cigarro foi abolido, inclusive dentro de casa.
O Brasil, começou a discutir isso agora. E SP iniciou a cumprir a lei, com muita polêmica, no mês de julho.

Sendo indiscreto.
Você muitas vezes já deve ter se perguntado sobre o que passa na mente da Monalisa para ela sorrir daquela maneira.
São tantas perguntas que esquecemos e tantos questionamentos que deixamos para trás. Pois agora é chegada a hora de colocar a imaginação em funcionamento e recuperar aquela imensa curiosidade que as crianças apresentam.
Para ser um bom designer é necessário recuperar essa criança. Liberar a censura que embota a criatividade.





Ah! A circunferência. A forma perfeita almejada por tantos. A forma que harmoniza o ambiente e aciona a serenidade interna.
Conhecida como mandala é chamada de a roda da vida, a imagem do universo que surge continuamente do mesmo centro. O que todas elas tem em comum é ponto central uno, sem existência material. Nele se reconciliam todos os opostos, ele é a essência de toda a mandala.
Muitos usam quando querem meditar ou para aumentar a percepção ou, simplesmente, aquietar os pensamentos. Contemplá-las proporciona calma a mente, é um momento de introspecção, mesmo que só por alguns instante. O círculo perfeito que aparece na roda e revolucionou o processo do trabalho humano; aparece na bicicleta usada para lazer e para transporte; aparece no CD e no Vinil, que disseminou a música pelo mundo. Enfim, o círculo perfeito segue transmitindo emoções e idéias.
Idéias e símbolos tão poderosos que até Hitler buscou usar uma mandala como representação do seu governo. E foi tão forte que hoje não pode mais ser usada sem lembrarmos de Nazi-Fascismo. Os indianos, com isso, perderam a mandala que ele consideravam a mais importante das mandalas. Veja o poder que um símbolo tem.
Você já pensou em um ambiente que precisa ser harmonizado? Já pensou no desequilíbrio do mundo em que vivemos? Já pensou na harmonia dos povos que viviam na América antes dos europeus chegarem e como eles foram aos poucos sendo exterminados em nome de uma suposta sociedade mais desenvolvida?