“Estudar é fundamental”
“Cada um tem um sonho e, não podemos destruir o sonho de ninguém.” assim Lívia Menezes, Designer de Moda, estimulou os alunos a acreditarem e buscarem aquilo que os move.
Habilidade e talento não garantem um caminho de sucesso, segundo a Designer. O fundamental é estudar e ler muito. Entender que as oportunidades são construídas na medida em que o estudante participa de eventos, congressos, palestras e concursos. Um profissional nunca está pronto. Deve sempre aproveitar um desafio como uma oportunidade de aprender.
Lívia Menezes, é formada em Moda, na Feevale. Mas mesmo antes de formada já participava de uma atividade que considerou essencial na sua trajetória: durante 4 anos trabalhou em um projeto social comunitário, sempre tentando avaliar que tipo de melhorias isso ocasionava no grupo. Com esse trabalho foi possível conhecer e vincular a profissão escolhida as necessidades de uma comunidade.
Depois partiu para um ateliê que produzia sob medida,
Buscando uma nova experiência foi contratada para trabalhar com controle de qualidade e auditoria em uma empresa de Guaporé, que produz 5 mil peças por dia. Saiu de um ateliê que produzia por encomenda para uma empresa de grande porte. Um processo diferente e maior fez com que ampliasse o conhecimento e, também, oportunizou ver um produto em todas as etapas.
Organizou treinamento para funcionários, coisa que não havia na empresa e que é fundamental para evitar a rotatividade e a perda de gente capacitada. Percebeu que precisava estudar o processo de produção e conhecer muito mais sobre materiais.
Afirmou, que o designer precisa, todos os dias, provar que é fundamental na qualificação das empresas. E o designer jovem ainda precisa provar que é capaz de qualificar uma engrenagem que sempre funcionou sem ele.
Para ser respeitado no mercado é preciso estar sempre se atualizando. Por isso hoje além de trabalhar na Escola Técnica de Moda, do SENAC Canoas onde ensina modelagem faz Pós-Graduação em Ergonomia, na UFRGS.
Lívia terminou dizendo aos alunos que é fundamental se dar conta que “se não sei fazer alguma coisa é apenas `por enquanto` que não sei.” Estudar é fundamental para ser um designer respeitado no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário