quarta-feira, 29 de abril de 2009



A noite de quarta-feira foi destinada aos alunos do 1 semestre apresentarem suas idéias de projeto para o final do semestre. Foi uma noite de muita criatividade e de muito nervosismo, ao mesmo tempo. Agora, após os comentários dos professores e dos alunos dos outros semestres, vão aprimorar seus projetos para a aprensentação final que ocorrerá em julho.

terça-feira, 28 de abril de 2009




Os alunos do 2 semestre apresentaram, na noite de terça-feira, o perfil do cliente que eles representam e também, o produto que estão preparado para esse cliente. Foi uma noite de muia aprendizagem e de descobertas.

segunda-feira, 27 de abril de 2009




Segunda-feira, dia 27 de abril, foi a noite que o 3 semestre apresentou suas idéias para o projeto semestral. Foram avaliados pelos alunos do 1 e 2 semestre, que experimentaram o dificíl papel de avaliar os colegas mas ao mesmo tempo aproveitaram para conhecer com mais profundidade os trabalhos.
Agora, após a avaliaçãos dos alunos e dos professores eles ainda tem 2 meses refazerem o que precisa ser melhorado ou aprimorar o que já está quase pronto.

terça-feira, 21 de abril de 2009




A comunicação sempre foi uma das questões mais importantes de um povo. Quem domina o conhecimento domina a comunicação. Quem tem o que comunicar precisa saber comunicar, também.
Durante a Idade Média a Igreja Católica teve todas as chaves da comunicação. Ela dominava a medicina, a literatura, a música, as guerras e tudo mais que torna uma sociedade organizada. Nesse aspecto, eles foram eficientes, afinal foram quase mil anos dominando a Europa
O Comitê Ambiental da Fundação Liberato deseja se comunicar com a comunidade. Pretende ampliar a atuação do grupo. O comitê precisa de uma imagem para uma caneca de louça que pretende presentear aos funcionários da instituição. Essa imagem deve sintetizar e comunicar a mensagem da preservação do meio ambiente, e em especial, da água consumida por todos.
A representante do Comitê Ambiental, Ana Sofia, foi assistir a apresentação dos trabalhos da turma do 2 semestre. Agora o Comitê vai definir qual a caneca será premiada. Os trabalhos estão expostos no saguão do curso.

sábado, 18 de abril de 2009

No período de transição entre o século XIX e XX um dos interesses dos artistas mais avançados, era a necessidade de unir a nova produção industrial com a arte. Não era mais possível produzir objetos e produtos manufaturados sem se preocupar com a apresentação daquele produto. Foram esses artistas que iniciaram aquilo que hoje se chama de Design. Foram eles que denunciaram que a forma da produção industrial estava afastando o homem da sua essência humana. Unir arte com a revolução industrial era uma revolução. Hoje, essa preocupação foi ampliada. Hoje, a questão é unir arte, revolução industrial e os cuidados com o meio ambiente. Esse é o perfil de um profissional ligado com o seu tempo . O novo Designer é um profissional que só coloca no mercado um produto ou uma idéia que preserve o planeta
A turma recebeu em sala de aula o Comitê Ambiental da Fundação Liberato. E atendendo a solicitação do Comitê criaram um cartaz para a Semana do Meio Ambiente e o cuidado com a água, em especial.
Quando olhamos para o passado da Humanidade nos surpreendemos com uma das heranças que o Egito Antigo deixou: a idéia da eternidade. A preocupação em deixar algo para quem vai vir depois. Deixar uma herança era uma das preocupações desse povo. Deixar uma herança que seja admirada pelos povos do futuro era a idéia. Mesmo sem saber quando será esse futuro, essa herança deverá estar lá, no tal futuro. E ainda deverá causar admiração. Uma das heranças egípcias é garrafa. Tudo indica que surgiu no meio do deserto a partir da observação das reações da areia com o calor e com o fogo.
No século XXI, a questão da herança está de novo na mente da humanidade. O que deixaremos para o futuro? Que futuro estamos preparando? Também vamos ter orgulho do que estamos produzindo?
Em parceria com o Comitê Ambiental da Liberato o trabalho foi desenvolvido pelos alunos do primeiro semestre. O Comitê solicitou uma garrafa para água para presentear os funcionários da instituição.

quarta-feira, 1 de abril de 2009


Há alguns anos, há um crescimento no número de ONGs. Uns dizem que elas ocupam a função do Estado, ou seja, a ineficácia do Estado. Outros dizem que elas ocupam a necessidade humana de compartilhar e participar da vida social. Elas estão aí e ocupam espaços muito importantes na vida do planeta.

Os alunos do 3 semestre escolheram ONGs com as quais se indeficavam. Estudaram os objetivos da organização e confeccionaram imagens para camisetas de propaganda. A inspiração foi a Arte Neoclássica, o Romantismo e o Realismo. O trabalho foi feito em grupo.

Esse trabalho foi feito em conjunto com a disciplina de Computação Gráfica I da Professora Deise.

O 2 semestre dedicou o mês de março para criar embalagens de especiarias. A inspiração foi buscada nos estudos do Império Bizantino e no que hoje acontece no antigo Império. Arte Bizantina e Islâmica misturadas. As especiarias moveram o mundo e os impérios. Alguns lutaram por elas e povos foram invadidos em busca do seu sabor. A riqueza de detalhes desses períodos permitiu que os trabalhos fossem bem ricos.
A criatividade, a imaginação e a magia foram as bases desse trabalho que poderia ser usado pelo mercado atual tendo em vista o pouco investimento no design desses produtos. A turma está de parabéns.


A turma do 1 semestre entregou o trabalho de História da Arte I. Estudaram a Arte Rupestre e viram imagens das primeiras pinturas da humanidade no interior das cavernas. Observaram imagens que se repetem em vários lugares do mundo, do interior das cavernas francesas passando pela Austrália, Argentina, EUA e Brasil. As mesmas imagens em todos os lugares do mundo em uma época que não havia comunicação entre os povos.

Os alunos fotografaram as paredes das cidades que em vivem e buscaram imagens de pichações e grafites. E tinham que verificar as relações entre o que se pinta hoje nas ruas e o que já foi pintando na pré-história.