domingo, 19 de outubro de 2008

O curso de Design participou da Feicit nos dias 17 e 18 de outubro. Foram selecionados 5 trabalhos do curso para participarem da feira mas dois trabalhos não conseguiram participar tendo em vista que, de modo geral, os alunos que estudam a noite trabalham durante o dia.
Das 3 alunas que apresentaram duas também trabalham durante o dia mas contaram com a boa vontade de suas chefias. A experiência é fundamental para a formaçãos dos alunos. Apresentar seu trabalho para um público diversificado ajuda a desinibição, ajuda a praticar a síntese e, também, coloca na vitrine o trabalho e o público.
O curso não estava concorrendo a nenhuma vaga na Mostratec porque os trabalhos foram realizados após o encerramento do prazo do CRI, da Fundação. Esperamos participar no próximo ano.


EGITO ETERNO E A PET ETERNA

Quando se pensa em Egito a gente pensa imediatamente na Pirâmides de Gize. Estudar o país dos faraós e o mundo em que viviam homens e mulheres interessados em eternizar sua cultura é como voltar ao tempo e sentir cada grão de areia que corria naquelas terras.
Do alto das pirâmides se pode ver o grande desejo dos faraós: eternizar-se. Nos fazem pensar que tudo que foi construído não foi obra humana.O mistério pode ser descoberto na medida em que nosso olhar ultrapassar a superfície das construções e encontramos restos de materiais de construção, restos de vestimentas e de comida que permaneceram séculos escondidos pelas areias. Em tudo se percebe a mão humana. Em tudo se percebe que foram seres humanos normais que construíram o que parece divino.
Entre muitas descobertas atribuídas aos egípcios está o vidro, originado pela curiosidade e observação do povo do deserto. Vidros surgidos da abundante areia do Saara. Vidros eternizados e usados até hoje.
No século XX, vimos a comodidade e o conforto substituindo lentamente a herança egípcia. Do eterno vidro do Saara a eterna garrafa Pet.
A Pet usada para armazenar a bebida do século XX e XXI também alcançou a categoria do Eterno. A Pet tende a durar o mesmo que as pirâmides dos Faraós. O eterno pode também significar a destruição do mesmo ambiente que a construiu.
Esse foi o tema do trabalho dos alunos do primeiro semestre: construírem pufes inspirados no Egito Antigo.

História da Arte 1
Prof. Sonia Porto Machado

O Segundo Semestre apresentou o anteprojeto na noite do dia 1 de outubro. A novidade, que esse grupo vivenciou, foi que o anteprojeto tinha que atender um determinado perfil de cliente. O grupo apresentou o perfil para o público e depois foram para as apresentações do poster. Nessa noite recebemos a visita de uma turma do curso de Mecânica Automotiva acompanhados do Professor Sandro.
A turma apresentou para os professores, para os alunos do 1 semestre e para os visitantes. Foi uma noite muito produtiva.
Na última noite de setembro os alunos do primeiro semetre apresentaram os anteprojetos que estão desenvolvendo. Apresentaram em forma de poster e ainda explicaram para o público presente na noite.
Agora, após ouvirem os comentários dos professores e dos alunos do segundo semestre entram em uma nova fase. Começam a pesquisar mais para a apresentação no final do ano.
A noite foi um sucesso